Pesquisa de mercado: 4 dicas para fazer ótimos questionários

Abrir ou tentar melhorar um negócio sem fazer pesquisa de mercado para conhecer o cliente é como jogar na loteria: você pode acertar em cheio ou pode fracassar simplesmente por não conhecer nada do mercado.

Usar questionários online como o Google Forms ou o Typeform é uma forma fácil e barata de ter uma noção de como os clientes se comportam. Mas, mesmo com essa facilidade da ferramenta, não é suficiente fazer um questionário de qualquer jeito. É preciso saber fazer as perguntas certas e do jeito certo.

Aqui vão cinco dicas para se criar questionários que te ajudarão a entender melhor as pessoas:

Dica nº 1 – Estruture corretamente seu questionário

Coloque perguntas demográficas (idade, renda, gênero, etc) no fim do questionário. Use o início do questionário (quando seu respondente está mais animado) com as perguntas que você esteja mais interessado em saber e que precisa de mais “esforço” da pessoa para que seja respondida. No final do questionário, quando o respondente está mais cansado, é o lugar mais recomendado para colocar perguntas que ele não precisa pensar muito para responder.

Dica nº 2 – Faça perguntas discursivas

Não pergunte “você compraria esse produto?”. Muitas vezes as pessoas respondem que sim mas, na prática, não compram (seja por falta de tempo, dinheiro ou mesmo porque não veem a necessidade daquilo). Melhor do que essa pergunta, é mais adequado mostrar um anúncio do produto ou serviço e questionar seus pontos positivos e negativos.

Dica nº 3 – Faça perguntas objetivas

Coloque o máximo de perguntas objetivas possível. É claro que isso vai depender da informação que se quer obter com a pesquisa de mercado mas, sempre que possível, apresente perguntas objetivas, ou seja, aquelas que o respondente precisa marcar apenas uma opção ao invés de ter que escrever uma resposta. As pessoas tendem a ter mais paciência para responder esse tipo de pergunta do que aquelas abertas.

Dica nº 4 – Permita privacidade na coleta das respostas

Não obrigue o respondente a se identificar. Muitas pessoas não respondem os questionários – ou respondem de forma não verdadeira – porque são obrigadas a se identificar (colocar nome, telefone ou email). Se essas informações não são relevantes para sua pesquisa, você não precisa colocar esses campos como obrigatórios. Lembre-se: uma pesquisa de mercado não é o momento para captar leads, mas é uma forma de conhecer pessoas.

Existem várias outras formas de se fazer pesquisa de mercado além dos questionários, como entrevistas, experimentos ou observações. Isso vai depender do seu objetivo com a pesquisa.

No curso Encante!, falamos sobre cada uma das formas de pesquisa e, ainda, apresentamos ferramentas para gerar ideias a partir das informações coletadas, fazer protótipos e testar se realmente as ideias vão dar certo no mercado.

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