Como criar sua lojinha no Instagram

Você já deve ter ouvido falar sobre a possibilidade de criar o seu catálogo online e vender pelo próprio Instagram. Se sim, saiba que isso é sim possível! E hoje vou te mostrar o passo a passo para começar a vender pelo insta.

Se você não sabe do que eu estou falando, é sobre essa “sacolinha” que aparece, por exemplo, no perfil da Dobra nas duas imagens acima. Esse foi um recurso que surgiu em meados de 2018, e foi evoluindo bastante até chegar ao que temos como possibilidades hoje. 

Primeiro é importante saber que para ter uma loja no Instagram, você precisa de uma conta comercial e também de uma página do seu negócio no Facebook (ou uma conta no Gerenciador de Negócios). Isso porque vai ser pelo facebook que você vai conseguir gerenciar e organizar tudo! É lá que você cria seu catálogo e adiciona os produtos nas fotos que você postar no Instagram. Por isso, é essencial que o seu perfil no Instagram e o seu negócio no Facebook estejam vinculados.

Outro requisito é que a sua empresa venda bens materiais, ou seja, principalmente mercadorias físicas (por exemplo, no nosso caso, que vendemos cursos, a loja não é uma possibilidade) e que esteja nos países aceitos pela plataforma (o Brasil é um deles!). Os requisitos completos você pode ver aqui: https://web.facebook.com/help/instagram/1627591223954487?helpref=faq_content&_rdc=1&_rdr

Depois de conferir se você preenche todos esses requisitos, é a hora de começar a configurar a sua loja! Nesse momento, você vai fazer tudo pelo facebook. Existem 3 formas de fazer isso, e eu vou te mostrar o passo a passo de cada uma delas:

  1. Criar direto pela Página da sua empresa

Nesse caso, você vai abrir a sua página normalmente e acessar as configurações:Lá, você vai acessar a parte de “Modelos e Guias”:

Caso a opção “Loja” não apareça para você, é só ir no botão “Adicionar Guia” e selecionar essa opção!

Você verá que a opção “Loja” vai começar a aparecer na coluna esquerda na sua Página. Ao clicar nela, é só ir seguindo o passo a passo para configurar a sua loja.

Lembre de conferir que a opção “Finalizar compra em outro site” está marcada, pois só assim ele vai deixar você fazer o link com o Instagram depois.  E então é só começar a adicionar os seus produtos!

  1. Criar pelo Gerenciador de Negócios

Você irá acessar o seu Gerenciador de Negócios no Facebook. Para isso, é só clicar aqui e fazer o seu login: https://business.facebook.com/adsmanager/manage/

É só ir em “Criar catálogo” e começar o processo. Se você já tiver um catálogo e quiser editar, ele vai aparecer nessa lista, como no meu caso, e é só acessar para mudar ou acrescentar algo.

Aqui você deve escolher a opção que melhor se enquadra à sua empresa.

E, em seguida, você vai começar a configurar o seu catálogo! Ele pode ser todo feito pelo facebook, ou você pode integrar com alguma plataforma de ecommerce que você já use (essa parte eu explico na terceira opção, então, se for o seu caso, já pode pular para lá!).

Você deve conferir se a página selecionada é mesmo a sua, dar um nome para o seu Catálogo, e então é só selecionar o “Criar”.

E então você será direcionado para essa página: 

São muitos recursos para você explorar e ir descobrindo o que melhor encaixa para o seu caso. Minha dica é que você tire algum tempo para ler sobre cada um deles e testar – se não der certo, é só desfazer depois.

Para começar a montar o seu Catálogo, é só clicar em Produtos, e começar a adicionar o que você vende!

Você pode adicionar cada um deles manualmente, inserir uma planilha, ou importar do site da sua loja.

Para adicionar manualmente, você precisará inserir essas informações:

E ele passará a aparecer na sua lista de produtos nesse Catálogo:

Para fazer o upload dos produtos, a ficha é essa aqui:

Você deve inserir uma planilha contendo todos os produtos e eu sugiro que você leia o passo a passo antes de criar o documento, para garantir que não precisará fazer o trabalho duas vezes (ele fica nesse link aqui: https://web.facebook.com/business/help/1898524300466211?id=725943027795860)

E, para importar do seu site, você precisará adicionar um pixel linkado ao Facebook:

Nesse caso, a melhor pessoa para te ajudar é o Desenvolvedor que criou ou te ajudou a criar o seu site! Converse com ele que ele saberá te ajudar.

  1. Criar por meio de parceiros externos (outras plataformas de ecommerce)

Isso pode ser feito direto pela plataforma que a sua empresa utiliza, seguindo o passo a passo que eles disponibilizam, ou pelo Gerenciador de Catálogos do Facebook, como mostrado acima.

Depois de selecionar a plataforma que você utiliza é só seguir o passo a passo que vai surgir. Ele varia conforme a plataforma utilizada.

Após preenchido o(s) seu(s) catálogos, é a hora de fazer a ativação pelo Instagram. Para isso, basta acessar as suas configurações de conta e se cadastrar para a opção de compras:

A permissão pode demorar alguns dias para ser concedida, mas, depois disso, é só começar a marcar os seus produtos! Quando acessar a parte da loja, você terá a opção de escolher qual catálogo você quer vincular à conta.

Depois, é só criar um novo post (pode ser no feed ou stories) e escolher a opção Marcar produtos. No feed é como se você estivesse marcando uma pessoa, vai aparecer lá, embaixo de “Localização” e “Marcar pessoas”. Já nos Stories, vai ficar na aba de adesivos, lá onde você coloca gifs, enquetes, música, etc.

Quando você marcar pelo menos 9 produtos, você pode habilitar a aba Loja no seu perfil.

Agora você já sabe como começar a usar o recurso de compras do Instagram! Depois me conte se deu certo 🙂

*A sua versão do Instagram e do Facebook podem variar conforme o seu modelo de celular e versão dos aplicativos. Mas não se preocupe, o passo a passo será basicamente o mesmo 🙂

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